
Muṇḍaka Upaniṣad
Uma upaniṣad é sempre um espelho de palavras para me ver preenchido, com um coração pleno.
A Muṇḍaka Upaniṣad é geralmente a primeira upaniṣad a ser estudada. A upaniṣad é um diálogo entre Śaunaka e o mestre Aṅgiras. O discípulo aproxima-se do mestre e pergunta se existe alguma coisa que uma vez conhecida tudo o mais é como se fosse conhecido. O mestre Aṅgiras responde e o diálogo tem início.
Nesse diálogo o mestre apresenta dois tipos de conhecimento disponíveis no mundo, ensina-nos sobre a natureza do universo e a sua causa, fala sobre a meditação, ensina a natureza de Brahman, o método para o conhecer, o benefício do conhecimento e valores que predispõe esse conhecimento.
Pelo caminho temos mantras famosos que definem a busca, o buscador, o buscado, o sábio, a famosa alegoria dos dois pássaros numa árvore, um come os frutos amargos e doces e o outro… descobriremos por nós!
Quem sou eu? Consigo responder sem me definir por referência a pessoas? Sem referências às minhas qualidades e defeitos? Sem referência ao que fiz ou faço?
Descobri-lo torna-se uma necessidade para aqueles que se querem descobrir em paz, independentes, completos. Para eles fala uma upaniṣad.
