
Upadeśasāram
Ramaṇa Maharṣi foi um dos grandes mestres do nosso tempo que viveu até ao ano de 1950. Ainda enquanto vivo, o seu āśrama em Tiruvannamalai era procurado por buscadores, devotos e panditas. Ali viveu um poeta e erudito chamado Muruganar que decidiu escrever sobre Śiva e as suas encarnações. No último capítulo Śiva apareceria a um grupo de ascetas para instrui-los sobre a verdade do mundo.Chegado a esta parte da sua obra, o poeta pediu a Ramaṇa que escrevesse a essência do ensinamento para os ascetas. Ramaṇa escreveu a essência do ensinamento em 30 versos na língua tamil e mais tarde ele mesmo os traduziu para sânscrito. Tendo como autor o próprio Ramaṇa estes versos tornaram-se famosos.
Apesar dos vários livros escritos sobre Ramaṇa Maharṣi e sobre o que ele terá dito, só existem dois textos efectivamente escritos por ele, este Upadeśasāram e o Saddarśanam.
Upadeśasāram é muitas vezes tomado como um texto introdutório ao estudo de vedānta, na medida em que lida de forma clara com o papel do karma, bhakti, pūjā, mantra, meditação, contemplação, prāṇāyāma, a mente e claro, a investigação e o conhecimento de si mesmo, a ignorância e a libertação (bandha e mokṣa). É, por isso, um excelente texto para se iniciar o estudo de vedānta ou upaniṣads.
O texto revela a tradição na concepção de uma série de práticas que trazem as qualificações necessárias para que o ensinamento possa ser ouvido, entendido e assimilado, assim como sobre o próprio ensinamento.
Mas o texto também é importante para aqueles que têm mais tempo de exposição ao ensinamento, na medida em que é dito que quando o ensinamento é entendido, mas não é assimilado, isso acontece por falta daquelas características.
Acesso mínimo garantido às aulas
O nosso objetivo é manter as aulas acessíveis durante a existência deste site, proporcionando flexibilidade no ritmo de estudo. Garantimos que o curso estará disponível, no mínimo, pelo número de semanas equivalente ao total de aulas, acrescido de 20% desse período, permitindo que estude ao ritmo de, pelo menos, uma aula por semana e tenha tempo extra para imprevistos. Após esse período, as aulas continuarão acessíveis, excepto em caso de descontinuação do site ou dificuldades técnicas no armazenamento dos arquivos.